SÃO CASIMIRO -Padroeiro da Lituânia - 4 de março

São Casimiro nasceu em 03 de outubro de 1458 era o13o filho do rei polonês Casimiro III e da princesa Elisabeth da Áustria. Na época em que São Casimiro nasceu a Lituania pertencia á Polonia devido a um tratado político. Casimiro tinhaascendencia lituana por parte de seu pai que pertencia a descendência da família do rei lituano Gediminas. Quando criança Casimiro recebeu uma boa educação. Aos 13 anos ele foi designado como herdeiro do trono polonês, mas sem obter exito em comandos de guerra, voltou a pátria para continuar seus estudos e ajudar seu pai nos diversos assuntos públicos do reino.

Enquanto vivia no palácio real, teve oportunidades de farrear. Porém, a vida se São Casimiro foi acompanhada de um espírito de penitência aonde cumpria rotina diária bem rigorosa: St. Missa - trabalho à noite - visita aos doentes, a atenção aos pobres. Uma oração intensa e especial a Eucaristia e a Nsa Senhora. À Santa Missa assistia com um recolhimento admirável. Tendo mais idade, levantava-se durante a noite para fazer visita à Igreja e se a achava fechada, ficava de joelhos na porta, em profunda adoração ao Santíssimo Sacramento. Profunda era sua devoção à Paixão de Jesus.

Casimiro cada semana dedicava uns dias ao jejum. Ao sono eram reservadas poucas horas. Quando começou a ter sintomas de tuberculose, aos 24 anos, em 1483 foi descansar em Vilnius na Lituânia, mas não deixou de praticar a caridade e as suas devoções. A prática de todas estas virtudes mereceram ao príncipe a fama de grande Santo. Porém os médicos vendo que sua saúde não melhorava e já esgotados todos os recursos da ciência, deram ao príncipe, como esperança de salvar a vida, o casamento. Casimiro, mal tinha ouvido esta proposta, declarou: "Antes prefiro morrer; e se tiver de perder mil vidas, perderia, para guardar a castidade".

No início de 1484, sua mãe queria leva-lo de Vilnius de volta á Polônia, mas no meio do caminho, ainda na Lituânia tiveram que ficar em uma cidade pois tinha então piorado muito. Morreu aos 25 anos na Lituânia em 04 de março de 1484. Foi sepultado numa das capelas da Catedral de Vilnius – capital da Lituânia. Por uma graça de Deus, Casimiro soube o dia de sua morte, e se preparou. As últimas palavras foram, depois de ter beijado o Crucifixo: "Em vossas mãos, ó Jesus, entrego o meu espírito”. Logo passou a ser venerado pelos poloneses e lituanos. Menos de quarenta anos após sua morte já era canonizado pelo Papa Leão X. São Casimiro foi declarado padroeiro da Lituânia e da juventude lituana. Em 1953 as relíquias do santo foram secretamente levadas para a igreja de São Pedro e São Paulo em Vilnius pois a catedral da cidade estava então fechada pelos russos comunistas. No ano de 1989, quando o Regime Soviético estava caíndo, essas relíquias voltaram á catedral de Vilnius onde permanecem até hoje.
RELIQUIAS DE SÃO CASIMIRO NA CAPELA DA CATEDRAL DE VILNIUS Oremos: Ó Deus todo-poderoso, a quem servir é reinar, dai-nos, pela intercessão de São Casimiro, a graça de vos servir com retidão e santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Amem!

Comentários

Postagens mais visitadas