VILNIUS- CAPITAL DA LITUÂNIA

Quem é descendente de lituanos já ouviu muito sobre esta cidade e muitos já estiveram lá para conferir sua belezas. Mas não custa nada conhecer um pouco mais desta cidade que cada vez mais é descoberta pelos turistas e viajantes. - E ai vai um texto e alguns vídeos bem criativos e interessantes sobre a cidade. Apreciem!

Bem-vindos ao Báltico!

Bem-vindos à Vilnius, a capital da Lituânia!

Vilnius é uma cidade marcada pela história recente do Leste Europeu. Como a maioria das capitais da nova Europa, Vilnius recebe investimentos da União Européia para alavancar o crescimento econômico do país e por conseguinte elevar a qualidade de vida de seus habitantes.


No centro histórico da cidade, um dos maiores da Europa, pode apreciar a exclusiva harmonia entre a variedade de culturas e religiões. Recentemente os cidadãos de Vilnius chamam à sua cidade a capital branco-esverdeada - não só por causa da combinação perfeita da paisagem e arquitectura, mas também por causa das cores do clube de futebol de Vilnius.





Vilnius é dividida pelo rio Neris e foi no período entre o século 13 até o final do século 18 o centro politico do Grão-Ducado da Lituânia. A cidade influenciou durante este período toda a vida cultural e arquitetônica do leste europeu e é marcada por construções nos estilos barroco, gótico e da renascença. Em 1994 centro histórico da cidade, localizado ao sul do rio Neris, adquiriu o título de patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO por manter conservados prédios, construcões e o plano central datados desde o período medieval até o século 18. A cidade também faz parte do roteiro europeu de construções góticas (EuRoB) que reúne 26 cidades em 7 países.

O centro de histórico oferece desde construções impressionantes e ruelas estreitas com muito charme (durante o dia) e uma pitada de suspense Kafkano (durante a noite), até cafés simpáticos onde são servidos os mais variados pratos de todas as cozinhas no mundo. Tudo a precos lituanos, ou seja, não tão caros assim. Se você quer aproveitar a sua estadia ao máximo vá comer comida típica lituana nos restaurantes de comidas típicas lituanas… para degustar Kugelis (torta de batata), repolho, beterrabas, arenque, zepelinai de carne e outras comidas. Aproveite também para comer bem em um dos muitos restaurantes do centro histórico na rua Didzioji ou na rua Pilies. Se você quer uma fast food, encontre uma loja da cadeia de pizzarias Pića, ou os já pra lá de conhecidos Mac Donalds. Para beber, peça sempre um Švyturys, a cerveja nacional lituana, muito boa e que hoje está sendo comercializada também aqui em São Paulo.

Se perca no centro histórico e a cada esquina você irá encontrar um centro religioso, dedicado a diferentes religiões, resquícios do século 14 quando o Grão Duque Gediminas decretou liberdade religiosa, convidando então artesãos e comerciantes de toda a Europa para se estabelecerem em Vilnius.As diveras igrejas católicas em diferentes estilos , são também destaque e um convite a beleza da arte e a meditação. São incríveis 1487 contruções numa area de apenas 3,5 km².


No topo da colina de Gediminas um surpreendente museu da Idade Média, uma parte do Museu Nacional da Lituânia. O museu é localizado em uma das torres do antigo Castelo, que está sendo reconstruído a uma velocidade impressionante. O pequeno museu abriga inúmeros artefatos dos antigos guerreiros da Idade Média. Armaduras, lanças, capacetes e etc com inscrições em latim.
Do alto da torre percebe-se a diferença marcante entre a parte sul e a parte norte de Vilnius. Na parte norte encontram-se os antigos blocos do período comunista (1940-1991), o ginásio do centro esportivo (construído sobre um antigo cemitério) e as novas contruções financiadas pela União Européia. Desse lado você encontra também o Shopping Europa, o maior centro de compras de Vilnius. Daí podemos concluír que a cidade hoje combina construções bem modernas com os estilos antigos.

Alguns dados históricos
Seguindo a lenda, após um dia de caça, o Grão-Duque da Lituânia Gediminas adormeceu ao pé do rio Vilnia e sonhou que um enorme lobo de ferro uivava em cima dum monte. O feiticeiro Lizdeika explicou-lhe o significado do sonho: a capital deveria ser estabelecida no sítio onde uivava o lobo, e o seu uivar significava que todo o mundo o ouviria, a partir desta cidade. Gediminas construiu um castelo em cima do monte, deu-lhe o nome de Vilnius e para lá mudou a capital do reino que se encontrava em Trakai.

O nome Vilnius foi mencionado nos anos 1323 e1324 nas cartas que Gediminas escreveu para a cidade de Hanza, para o Papa e governadores da Europa. Em 1387 Vilnius recebeu os direitos de Magdeburbo (direitos de município) e rapidamente se desenvolveu. Em 1579 os jesuítas estabeleceram a universidade e assim contribuíram para a formação de Vilnius como o centro cultural dos judeus no Norte da Europa.

Nos séculos XVII e XVIII a cidade foi afectada pelas guerras com a Rússia e a Suécia. A partir de 1795 até à Primeira Guerra Mundial, Vilnius pertenceu ao Império Russo. O estado da Lituânia e Bielorussia com a capital Vilnius, estabelecido em 1919 durou só uns meses. Entre os anos 1919 e 1939 Vilnius foi ocupado pela Polónia.

Nos anos da Segunda Guerra Mundial Vilnius passou de mão em mão, soviéticos, nazistas e lituanos até ter sido ocupado pela União Soviética. Em 1990 a Lituânia tornou-se novamente um estado independente com a sua capital histórica Vilnius.

VÍDEO- Uma reportagem sobre Vilnius em inglês, mostrando diferentes panoramas e aspectos desta linda e interessante cidade européia

LIVING- VILNIUS

Comentários

Postagens mais visitadas