Esporte - Gintare Volungeviciute e Robert Scheidt

Gintare Volungeviciute é a medalhista olímpica lituana na classe laser de vela e casada desde 2008 com nosso bicanpeão olímpico também na classe laser Robert Scheidt. É formada bacharel em Ed. Física especializada como técnica. Nasceu em Kaunas, segunda maior cidade lituana em 12 de novembro de 1982. Seu interesse pelo esporte apareceu pelo fato dela gostar de frequentar o iate clube de Kaunas, onde um tio seu ai trabalhava e onde ocorriam as treinamentos de vela. E foi com 8 anos de idade que ela decidiu que queria praticar esse esporte. Quando era adolescente, além dos treinos, chegou a participar na escola de corais e grupos de dança folclórica, chegando a ir para festivai lituanos de dança e canto que se realizavam em Kaunas, sua terra natal.














Sua carreirra internacional começou aos 15 anos de idade e o primeiro país em que competiu foi a Polônia. Tudo isso foi depois da indepenência da Lituânia em 1990. Mas os seu treinadores ainda eram da ex-União Soviética. Quando está em época de competições costuma ficar de 3 semanas a um mês fora de sua casa. Treina 4 horas por dia e além de velejar, nada e pratica corrida para melhor seu condicionamento físico.

A vela não é um esporte popular na Lituânia, mas depois que ela conquistou sua medalha nas olimpíadas, o povo começou e se interessar mais pelo esporte. A bela iatista tem conseguido lugares no podiu desde 2005 mas com certeza o melhor rersultado em sua carreira foi a prata que conquistou em Pequin.
Gintare conheceu Robert Sccheidt no pré-olímpico em Qindao,na China em 2007. Namoraram durante um ano e se casaram no final de outubro de 2008. O que facilitou muito o seu envolvimento com Robert foi o fato de sua família também ser de origem européia.



Em 2009, Robert e Gintare tiveram mais uma conquista, a chegada do primeiro filho. A primeira vez que veio ao Brasil foi em Salvador em 2000, a segunda foi emFortaleza em 2005. Nas duas vezes,participou de campeonatos mundiais de iatismo. Em 2007 veio duas vezes conhecer a família do Robert e no final de 2008 foi a primeira vez que esteve aqui no Brasil como casada.


Fonte: Revista- MUSU LIETUVA-(nossa Lituânia) -informativo mensal dos lituanos no Brasil- ano 2009

Comentários

Postagens mais visitadas