Ceia de Natal lituana - kučios



As famílias lituanas, mantêm costumes relacionados ao Natal. Uma delas é A Kučia – ceia, vigília lituana da véspera de Natal que tem um bonito significado...  

 Para alguns a ceia começa após a Missa da véspera de natal que em lituano chama-se “piemeneliu misios” – missa dos pastores. A família então se reúne em volta da mesa, deixando um lugar vago para os entes que já faleceram. Nessa mesa, tenta-se colocador se possível 12 tipos de alimentos, representando os 12 apóstolos, sendo estes: peixes, alimentos a base de frutas secas, grãos, como o trigo, a cevada, repolho, pepino azedo, sardinha ou arenque, massas, entre outros. Não se come carne neste dia e nem se bebe - bebidas alcoolicas...
Faz parte também da tradição, comer um bolinho assado ( Kūčiukai ), de massa dura, que segundo as histórias, foi o bolinho que os pastores deram ao menino Jesus, tornando-se assim um alimento muito mais simbólico do que propriamente prazeroso para se experimentar.

 Também se reparte entre as pessoas presentes a Plotkele ou Kalėdaitis  “pão de natal lituano” que tem o mesmo aspecto da hóstia da missa só que ela é agora maior e retangular. Plotkele ou Kalėdaitis não deve se confundir com a hóstia da missa, o Corpo de Cristo, são duas coisas completamente diferentes, mas a massa é igual- a hóstia é consagrada na missa e o pão de natal lituano a “plotkele”- não, apenas ele é bento...

Já as árvores de Natal, recebem como enfeites, “flocos de neves” feitos de palha trigo ou na falta dela usa-se canudos de refresco.


SIGNIFICADO DA CEIA DE NATAL LITUANA
Na tradição cristã é costume se fazer Vigílias constantes. Durante os primeiros séculos das celebrações maiores, nas vésperas dessas festas nas Comunidades Cristã, reunia-se em igrejas onde juntos se rezava e cantava até o amanhecer  (a palavra "vigília" traduzido do latim significa "modo de espera"). Esta vigília expressa previsão melancólica da volta de Jesus. Nas primeiras comunidades cristãs havia a crença generalizada da interpretação literal da parábola (Mt 25, 1-13) que Cristo voltará a noite, tenhamos as luzes acesas e fiquemos acordados a escuta da Palavra de Deus para esperar o Salvador.



  A Kucia Lituana de Natal - Os elementos desta Vigília cristã são de certa forma encontrados no jantar comemorativo véspera de Natal. Só aqui a ação se move para as nossas famílias. Não é à toa que chamamos esta ceia lituana de uma famíliar celebração do Natal, porque Deus escolheu historicamente existia uma família que desde o início de cada um a nossa salvação. Assim, a família está no centro da mensagem de salvação. 


Oração comum, encontro, luz, comidas especiais, atestam a abertura da família a vinda de Cristo, de que esta família está lá esperando pela chegada do Deus-Menino”,que a família quer viver segundo a Sua palavra que está no Evangelho.

Assim é o Natal da vigília, a Kučia lituana. Além disso, outra parte importante da nossa tradição lituana de véspera de Natal - comer peixe – tradição que veio do judaísmo. Então o peixe tornou-se um símbolo do Messias. Também eventualmente, o peixe se tornou refeição rápida simbolizando a vitória de Jesus e comer-lo para um cristão significa que ele celebra a vitória.


No entanto, a principal atração é o costume do pão de Natal lituano. A propósito, esta tradição é muito comum na Europa apenas em nosso país e na Polônia
Mas ela é usada na ceia de natal lituana como simbolo da unidade da família e de comunhão, porque o pão é feito de uma variedade de grãos. Quando na noite de Natal se partir esse pão natalino, comprometemo-nos a compartilhar com o outro da graça de Deus, amor, tristezas, alegrias, transportar cargas uns dos outros. 

Portanto, antes de se repartir esse pão natalino lituano, se fará uma oração especial e no fim todos juntos rezam o "Pai Nosso" a oração, que é a unidade dos filhos de Deus. 


                              
Bem-aventurada Madre Teresa costumava dizer: ". Ao rezar a família permanece unida" -  Família - um corpo unido, enquanto a oração comum traz a unidade em constante renovação. A celebração cristã do Natal e suas tradições deve dirigir o nosso olhar em Jesus, que é a família cristã de origem e o centro da família cristã.

                                        LINKSMŲ ŠVENTŲ KALĖDŲ
                                             (FELIZ SANTO NATAL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VL ZELINA um cantinho lituano em São Paulo

Danças e música tradicional lituana

Nsa de Siluva - que apareceu na Lituânia em 1608