Antanas Sutkus, fotógrafo lituano expõe em São Paulo e em outros lugares







FOTÓGRAFO LITUANO ANTANAS SUTKUS

Imagem



EXPOSIÇÃO DE ANTANAS SUTKUS em SÃO PAULO e outros locais do Brasil

 ANTANAS SUTKUS: UM OLHAR LIVRE -  com 120 imagens do fotógrafo lituano.

EM SÃO PAULO essa EXPOSIÇÃO SERÁ de:
03 de fevereiro e 14 de abril. No Caixa Cultural
Praça da Sé, 111, Centro - São Paulo

Ela já esteve em Belo Horizonte e ainda deve seguir para Fortaleza, São Paulo e Brasília.

Antanas Sutkus é um fotógrafo lituano que nasceu em 1939, em Kluoniškiai (Kaunas). Ganhou o Prêmio  Lituano de Arte e Cultura e o prêmio presidencial da Ordem do Grão-Duque Gediminas (Lietuvos didžiojo kunigaikščio Gedimino ordino medalis), além de ser um dos fundadores e presidente da Sociedade de Arte e Fotografia da Lituânia.
Seu trabalho mais importante é People of Lithuania, iniciado em 1976, para documentar o estilo de vida da população lituana, numa época em que esta ainda era parte da União Soviética. As fotografias são em branco e preto, e de pessoas comuns em suas atividades cotidianas — em contraste com os cidadãos-modelo e trabalhadores que frequentemente apareciam nas propagandas soviéticas.

Sutkus tem um vasto arquivo de fotos de seu povo, que foram guardadas a fim de evitar a censura soviética. “Ele conseguiu escapar da censura política e retratar seu povo de forma carinhosa. Cada imagem contém uma dose de subversão tingida com a doçura. É o olhar de um homem livre”, conta o curador da exposição em Belo Horizonte.
Sutkus também teve a oportunidade de passar um tempo com Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, em 1965, quando eles visitaram a Lituânia, dando origem à foto de Sartre andando pelas dunas de Nida. 

A exposição fica em Salvador até 25 de novembro de 2012. Ela já esteve em Belo Horizonte e ainda deve seguir para Fortaleza, São Paulo e Brasília.
Imagem 
Imagem

Antanas Sutkus

http://alberto-lopes.blogspot.com.br/2012/09/antanas-sutkus.html

Muita gente sabe que meu fotógrafo preferido é Cartier-Bresson, mas há pouco tempo descobri um cara que está competindo fortemente pela minha preferência. Esse sujeito que pode desbancar Bresson é Antanas Sutkus, fotógrafo que nasceu na Lituânia (parte da antiga União Soviética) em 1939. Se Bresson tivesse nascido na URSS ele seria Antanas Sutkus.
Olhar as fotos desse lituano sem ficar abismado com a proximidade com os grandes fotógrafos europeus é muito difícil, mas o que acabei descobrindo depois e que me surpreendeu ainda mais, é que Sutkus só teve contato com os mestres da europa ocidental depois que sua obra já estava bem adiantada. Por conta da cortina de ferro da URSS, Sutkus nunca havia tido contato com outros fotógrafos fora da sua região, o que não foi empecilho algum para sua produção.
Apesar dessa distância imposta pela política, Sutkus teve uma tragetória parecida com Bresson, seja pelo trabalho de retratar as pessoas e seus dramas (as fotos de Antanas Sutkus são tão fortes e marcantes quanto qualquer uma de Bresson), ou pelo fato de ser co-fundador de uma das maiores agências de fotografia do leste europeu (enquanto Bresson é co-fundador da Magnum, agência mítica no ramo da fotografia).
Ao bater os olhos nas fotografias eu fiquei sem saber que reação ter diante daquelas magníficas amostras de sensibilidade e humanidade. De início eu não sabia o nome do cara, de onde ele era, que época era, se o cara estava vivo ou morto... Enfim, eu não sabia nada, via as paisagens frias das fotos e imaginava ser leste europeu, até decobrir que ele se chamava Antanas Sutkus e era lituano e o mais importante, que ele está vivo e estava no Brasil (para o lançamento de uma exposição em Curitiba) e o que me excitou de vez foi saber que ele vem a Tiradentes (minha cidade) para um lançamento de livro e sessão de autógrafos (na qual com toda certeza estarei presente).
Enfim, se ele vai ou não superar Cartier-Bresson na minha preferência fotográfica não faz diferença alguma, o que importa que é descobri mais um gênio para admirar, um que muita gente nunca ouviu falar, mas que merece todo o reconhecimento que puder receber. Abaixo está uma amostra das fotos de Antanas Sutkus, como sempre é só clicar para ampliá-las. Aproveitem bastante, pois ver as fotos desse lituano é uma experiência extrema de ligação com nosso lado mais humano!    


Comentários

  1. Neste momento a exposição está em cartaz na Caixa Cultural de Brasília (até dia 30 de junho), e depois virá para Rio de Janeiro, um recorte "Antanas Sutkus: um olhar livre" será exibido no Centro Cultural dos Correios, entre os dias 26 de junho até 21 de julho, e outro, "A Nostalgia dos tempos da pureza", no Centro Cultural Justiça Federal, entre os dias 6 de agosto e 22 de setembro.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber por que sou tão fascinado por este país?

    Dear Friends Lithuanians.

    We would like to form an exchange (Partnership) in the sport with this country
    We, Brazil, with football. You, Lithuania, with predominant sport in the region.
    Obeying the laws of their country, with humility, we give the following suggestion:
    Take a few soccer players and interact with the Lithuanians.
    Likewise, bring some to help us here in Brazil.
    We have a project with the Brazilian government, which await response to provide conditions in our country. We hope soon to have this response from the government.
    Our organization is called (2V Esporte Clube) https://www.facebook.com/2VEsporteClube?ref=hl
    non-governmental organization (ONG).
    We are sure it will be very interesting this interaction (Sports Exchange)
    For this we need to receive support for such initiative.
    We thank you for your attention.

    Campolim Palma Tives
    Chief Executive Officer.
    Dois Vizinhos city – Paraná – Brasil.
    Fone: 55 – 46 – 99119567.
    Email – tilapiadandy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VL ZELINA um cantinho lituano em São Paulo

Danças e música tradicional lituana

Nsa de Siluva - que apareceu na Lituânia em 1608