HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES - MUSEU DA IMIGRAÇÃO

IMIGRAÇÃO:- é o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.Não se deve confundir a figura do imigrante com a do turista, que ingressa em um país apenas com o intuito de visitá-lo e depois retornar ao seu país natal.
A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos.

Imigração ≠ Emigração
Emigração = É o ato de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação.

CONHEÇA A HOSPEDARIA DO IMIGRANTE

MUITOS DOS IMIGRANTES LITUANOS COMO DE VÁRIAS OUTRAS NAÇÕES PASSARAM PELA HOSPEDARIA- FICAVAM ALGUNS DIAS PARA SE RECUPERAREM DA VIAGEM E REGULARIZAREM SEUS DOCUMENTOS E EM SEGUIDA SEGUIAM PARA AS FAZENDAS AONDE ERAM CONTRATADOS PARA TRABALHAREM EM FAZENDAS DE CAFÉ NO INTERIOR PAULISTA.



O Memorial do Imigrante localizado no bairro da Mooca em São Paulo, ocupa apenas uma parte do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes, que foi construída entre 1886 e 1888. O conjunto arquitetônico, sob a responsabilidade do Memorial, inclui parte do prédio central da antiga hospedaria, jardins, estação e ramal ferroviários, onde os imigrantes desembarcavam na sua chegada à cidade.

Tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), em 1982, o edifício e seus anexos se constitui em importante patrimônio histórico-cultural da cidade e do Estado de São Paulo.

MEMORIAL DO IMIGRANTE ENTROU EM REFORMA...

O museu – que celebra a memória da imigração em São Paulo – fechou as portas para passar por obras de restauro que devem durar 12 meses. A reabertura está prevista para agosto de 2011.

Com o restauro, orçado em R$ 5,2 milhões, fachada e telhados do Memorial serão totalmente refeitos e o espaço será adaptado para receber pessoas com deficiência. O complexo – que ocupa os prédios da antiga Hospedaria dos Imigrantes, construída entre 1886 e 1888 – também vai ganhar um auditório para 150 pessoas, construído em salas hoje ociosas do conjunto.

Criado em 1998, o Memorial do Imigrante guarda cerca de 800 livros sobre pessoas de diversos países que vieram viver em São Paulo, além de centenas de passaportes, cartas, fotografias e objetos de uso pessoal. Cerca de 500 registros de história oral – gravações em áudio e vídeo realizadas pela equipe do museu – ajudam a compor a história da imigração no Estado. Não será necessário transportar os documentos para outros prédios enquanto durar o restauro.

Enquanto durar o restauro, a pesquisa aos registros de imigrantes continuará disponível na internet www.memorialdoimigrante.org.br), ou pelo telefone (11) 2692-1866, ramal 224. Para quem quiser consultar pessoalmente listas de desembarque e microfilmes de documentos, o melhor é buscar os dois totens de pesquisa na Subprefeitura da Mooca (Rua Taquari, 549) – disponíveis já a partir do dia 2. O atendimento será de segunda a sexta, das 13h às 17h.

VÍDEO - Memorial do Imigrante vai ganhar museu após reforma



FOTOS ANTIGAS DA HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES



Comentários

  1. Procuro arquivos do extinto hospital q funcionou ate 78 provavelmente nasci nesse hospital no dia 26 de set de 76 onde posso achar um arquivo dos nascidos nessa epoca

    ResponderExcluir
  2. Procuro arquivos das famílias De Paula & Marques Ribeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VL ZELINA um cantinho lituano em São Paulo

Danças e música tradicional lituana

Nsa de Siluva - que apareceu na Lituânia em 1608